Informática

A informática pode ser definida como o tratamento automático da informação, ou seja, os dados que dão entrada num determinado computador são processados de forma a ter um tratamento específico e, esses mesmos dados, saem tratados conforme especificações próprias. Impossível será falar de informática sem computadores e vice-versa porque se um faz o tratamento da informação o outro é o próprio objecto transformador, ou seja, não se faz um buraco no chão sem uma inchada, assim nenhum tratamento automático pode ser efetuado sem uma máquina.

A informática vê a sua história iniciar-se com o ábaco, criado no ano 500 AC e é um instrumento simples, composto por um quadro com varetas e contas coloridas. Utilizado desde a antiguidade, inicialmente por mercadores babilónicos, o ábaco permite fazer rapidamente cálculos aritméticos.

Ábaco

Outra descoberta importante que deu seguimento ao método evolutivo do processamento de dados deu-se em 1942 com a calculadora de Pascal, desenvolvida pelo matemático francês Blaise Pascal. Composta por rodas dentadas, o utilizador inseria os dados nas rodas dentadas para a efetuação dos cálculos.
Calculadora de Pascal
No ano de 1948 surge uma teoria matemática que irá revolucionar a história da informática, garantindo grandes avanços nesta área quando publicou " The Mathematical Analysis of Logic" em que propõe a álgebra binária booleana para realizar operações com números binários, ou seja, em que as variáveis assumem apenas valores 0 e 1 (verdadeiro e falso), tendo por base a aplicação de operadores lógicos - E (AND), OU (OR), NÃO (NO).

A próxima revolução informática surgiu pelo Herman Hollerith (1860-1929), um empregado do Bureau de Recenseamento dos E.U.A., com Ph.D. em estatística, em 1890 inventou uma máquina capaz de processar dados baseada na separação de cartões perfurados de oito colunas, conforme um código, que foi utilizada para auxiliar no censo de 1890 e reduziu o tempo de processamento de dados de 7 anos (em que todos os cálculos foram feitos a mão em papel de jornal), do censo anterior, para 2 anos e meio.

Herman Hollerith

Hollerith baseou-se na idéia de Babbage, usando cartões perfurados para fazer o sistema de memória. As informações sobre os indivíduos eram armazenadas por meio de perfurações em locais específicos do cartão. Nas máquinas de tabular, um pino passava pelo furo e chegava a uma jarra de mercúrio, fechando um circuito elétrico e causando um aumento de 1 em um contador mecánico. Assim, as máquinas de tabulação eletrónicas eram capazes de ler a informação nos cartões e processá-las eletronicamente, sendo as precursoras da atual indústria de processamento de dados. A TMC "Tabulation Machine Company", fundada em 1896 por Herman Hollerith, para ampliar seus negócios, se uniu com duas pequenas empresas para formar a CTRC (Computing Tabulation Recording Company), em 1914. Em 1924, a CTRC tornou-se uma empresa internacional e mudou seu nome para IBM "Internacional Business Machine".
CTRC (Computing Tabulation Recording Company)
Mais tarde, em 1938, surge a Teoria da Informação, onde se comprova mais uma vez a consistência da Teoria de Boole. O matemático americano Shannon publica a tese de que a melhor maneira de se processar dados é através do sistema binário de contagem. Mark I é um projeto que surge da parceria entre a Marinha Americana com a IBM e deste projeto surge o primeiro computador moderno. Trabalha também com cartões perfurados e relés elétricos. Esta máquina tinha o poder de fazer em um dia cálculos que antes demoravam seis meses.
MARK I

A criação do transístor como substituto das válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados, e mais tarde, dos modernos processadores vem da responsabilidade da empresa Bell Labs em 1947.
O americano John Backus apresenta em 1957 a primeira linguagem de alto nível para computadores, o FORTRAN. Depoisdela seguem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal.
Eis que em 1959 surge o primeiro circuito integrado que é patenteado por Jack St Clair Kilby da Texas Instruments. O circuito integrado utiliza transístores alojados em pequenas cápsulas de material semicondutor. Circuitos eletrónicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips.
O americano Ted Hoff da empresa Intel desenvolve um chip programável e assim abre caminho para os processadores atuais.

No ano de 1975, Bill Gates e Paul Allen desenvolveram a versão mais aperfeiçoada da chamada linguagem Basic (criada em 1963 no Darthmouth College) para microcomputadores, o Visual Basic. As linguagens anteriores eram adequadas aos grandes e médios computadores. Porém em Abril deste mesmo ano, ambos fundam a Microsoft, que se tornaria a maior e mais importante companhia de software do mundo até aos dias atuais.

Neste mesmo ano de 1976 The Cray I notabilizou-se como o 1º processador vetorial a ser comercializado. E também surgiu um sistema operativo para computadores pessoais, o CP/M, criado e desenvolvido por Gary Kildall.
O ano de 1977 foi marcado pelas características inovadoras que apresentou o Apple II como circuito impresso na sua mother board, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Outro marcante acontecimento foi a adoção da encriptografia dos dados da IBM que o governo americano começou a utilizar para proteger os dados confidenciais das suas agências.
Apple II

O ano seguinte, 1979, foi marcado pela invenção da Motorola de um microprocessador, o 68000, que demonstra ser mais veloz que os da concorrência. Outro marco importante deste ano foi o desenvolvimento de um programa que transforma os computadores comerciais em pessoais, o Visicalc, desenvolvido pelos programadores Daniel Brickin e Robert Frankston da Universidade Harvard.

Microprocessador 68000

Em 1980, o primeiro Hard Disck Drive para microcomputadores é capaz de armazenar cinco megabytes de dados. Foi produzido pela Seagate Technology. A Phillips também desenvolve o primeiro disco ótico de armazenamento de dados. Tinha uma capacidade sessenta vezes maior que o disco 5 1/4”. Um computador habilitado com alto desempenho na busca de informações foi desenvolvido neste ano pela Xerox e inventado por John Shoch.
Em 1982 o Lotus 123 é desenvolvido por Mitch Kapor para o PC da IBM. Neste ano o filme “Tron”, da Disney, fez com que a utilização dos gráficos gerados por computadores sofresse um aumento.

Grandes acontecimentos marcam o ano de 1986. A Microsoft lança uma versão do Windows e do Word que correm em computadores Mac. A Internet ganha força com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas com o NFSNET. O mercado discográfico aumenta com a alta capacidade de armazenamento de CD-ROMs. A linguagem de programação C++ surge e domina a indústria da computação.

Em 1986 surge o conceito de conexões paralelas desenvolvido por Daniel Hillis, onde investiga sobre a Inteligência Artificial.
No ano de 1987 a IBM lança o PS/2 fabricado com drivers de 3/2”. Willian Alkinson projeta o Hypercard (software que simplifica o uso do computador em aplicações domésticas).

PS/2
A evolução no ano de 1988 é marcada pela fundação da companhia NeXT e foi fundada por Steve Jobs, co-fundador da Apple. Tin Toy, da Pixar, ganha o Oscar de melhor desenho animado em curta metragem utilizando os recursos da animação de computadores.
Em 1989 a Intel e a Motorola lançam novos processadores com mais de um milhão de transístores. O jogo SimCity é lançado e utiliza diversos dispositivos de simulção. Realidade Virtual foi o tema da convenção de Siggraph’s.

Em 1990 há uma atualização do Windows. A Microsoft lançou o Windows 3.0, que era executado sobre o DOS. Era suportado pelo processador 386, podendo ser multitarefa com programas DOS e também com programas Windows. A Electronic Frontier Foundation (EFE) foi fundada também nesse ano.

Em 1993 a Pentium, da Intel, é lançado. Tem 3,1 milhões de transístores, memória de 4Gb e velocidade de 66 megahertz e o PC 486 da IBM incorpora o Windows 3.1. Os discos rígidos ficavam cada vez maiores e mais velozes. Marc Andreessen e a sua equipa criaram o Mosaic, o primeiro browser da Internet no final de 1993 e a Internet - e, em particular, a Web - podiam ser acessadas por qualquer pessoa que tivesse um computador pessoal.

A Apple apresentou o Newton, o primeiro PDA (Personal Digital Assistant), o pioneiro dos computadores de mão. Apesar de ter sido um fracasso comercial, o Newton estabeleceu a base de uma nova categoria de computação que foi a precursora e inspiradora de aparelhos como o BlackBerry, o Palm Pilot e o Pocket PC.
Newton
Em 1995 Toy Story é o primeiro filme de animação em longa metragem feito totalmente num computador. O Windows 95 é lançado, a linguagem Java é descoberta e a Netscape amplia suas conexões na Internet.

O sistema operativo Linux é lançado pelo finlandês Linus Torevald em 1999. No mesmo ano, Shawn Fanning criou o Napster, o primeiro programa P2P, "Peer-to-Peer", para partilhar de arquivos de música. Causou muita polémica junto às grandes empresas da indústria fonográfica que acusavam o serviço de promover a pirataria ao possibilitar a troca de arquivos de áudio protegidos por copyright. Após o Napster, muitos outros programas P2P foram lançados: LimeWire, iMesh, WinMX, AudioGalaxy, Kazaa, Gnutella, Freenet, Shareaza, eDonkey, eMule, aMule, Bearshare, ANts P2P, entre outros.

Linux
Em 2000 a Intel lança uma quantidade limitada do Pentium III. É apresentado o Windows 2.000 e o Windows Millenium.
Em 2001 o Linux Kernel é lançado e o Pentium 4 é apresentado. A Apple lançou um novo sistema operacional, o Mac OS X, e o revolucionário iPod, com o serviço musical online Tunes Music Store associado.

Em 2006 o Pentium Duo Core é apresentado como também o Windows Vista, mas este, por sua vez, numa versão de teste. Em 2009 é a vez do Windows Seven surgir em versão de testes.