Serviços e Ferramentas Web

Em 1969 quatro universidades americanas interligam seus computadores numa rede chamada ARPANET. Com isso nasce a Internet.

Em 1986 a Internet ganha força com a ligação de cinco grandes computadores de universidades americanas com o NFSNET.

Tim Berners-Lee e Robert Cailliau, propuseram a criação de um projeto global de hipertexto para permitir que as pessoas trabalhassem juntas por meio de organizações, links e navegação em páginas de conteúdo. O projeto ficou conhecido como World Wide Web e favoreceu a difusão das informações e o acesso do grande público à Internet em 1989.
Em 1991 Tim Berners-Lee apresentou o programa WorldWideWeb, o primeiro navegador e editor de HTML do tipo WYSIWYG, um tipo de codificação das páginas visualizáveis na Internet.
Em 1993 Marc Andreessen e a sua equipa criaram o Mosaic, o primeiro browser da Internet no final de 1993 e a Internet - e, em particular, a Web - podiam ser acessadas por qualquer pessoa que tivesse um computador pessoal.
Em 1994 o Netscape Communications é fundado e é o primeiro browser a tornar-se disponível, criando um crescimento de internautas na Web.


Netscape Communications 

Jerry Yang e David Filo criam o site de busca Yahoo!.


Em 1996 foi lançado o primeiro comunicador instantâneo, o ICQ, pela empresa israelense Mirabilis; e começou também a Guerra dos Browsers entre a Netscape e a Microsoft.

Em 1997 o Netscape Navigator 2.0, o primeiro browser com suporte Java Script. Um computador IBM, o Deep Blue, vence o campeão mundial de xadrez Gary Kasparov.
A 17 de julho, um erro humano na Network Solutions interrompe o tráfego nos endereços com terminações ".com" e ".net", tornando inatingíveis milhões de sistemas no mundo todo.

A AOL compra a Mirabilis e a Netscape. A união das empresas com a Sun Microsystems começou a indicar a formação de uma frente anti-Microsoft.
Larry Page e Sergey Brin criaram o Google. Surgiu também o Zipmail, serviço de email gratuito via web, e no mesmo ano, a a IBM lançou a pen drive. 151 milhões de usuários no planeta estavam já ligados à Internet.
Em 2003 a fundação Mozilla desenvolver o navegador gratuito Firefox; a Apple lançou o iTunes, loja virtual de música; e a Associação da Indústria de Gravadoras Norte-Americanas iniciou os processos contra usuários que copiam músicas ilegalmente.
iTunes
Em 2005 uma pesquisa da empresa eMarketer revelou que, no final de 2005, um bilhão de pessoas no mundo tinha acesso à internet e que, dessas pessoas, 845 milhões usavam a internet regularmente e, ainda, que 25% delas operavam por meio de banda larga ou conexões de alta velocidade.
Também nesse ano um estudo da comScore concluiu que o número de usuários que acessam a internet em março atingiu 694 milhões de pessoas, 14% da população mundial, estimada em 6,5 bilhões de habitantes.